Depois de todo o processo de planejamento da nossa viagem de férias pelas belas Ilhas Canárias (começando por Gran Canária), tivemos outra novidade para encarar. O voo de Salvador a Madrid pela Air Europa. Era uma dupla novidade. Primeiro porque nunca tínhamos feito um voo internacional saindo da capital baiana. E segundo porque era a primeira vez em que voávamos por esta companhia aérea.

A primeira coisa que aprendemos foi que o embarque no aeroporto de Salvador pode ser tumultuado. Chegamos três horas antes do voo e tentamos antecipar a entrada na sala de embarque, mas ela estava fechada. Só abriria mesmo duas horas antes. O problema é que havia um voo da American Airlines para Miami saindo com cinco minutos de diferença. Imagine o tamanho da fila do raio-x com dois voos internacionais praticamente na mesma hora…

Rumo a Gran Canária

Estreando as mochilas 🙂

Os voos

Passado este primeiro senão, tudo correu bem. Não houve grandes atropelos para a entrada na aeronave e o voo saiu na hora exata. O avião é um Airbus 330/200, confortável o suficiente para as 8h43 de viagem. Este voo direto entre Salvador e Madrid sai duas vezes por semana, às terças e sábados. E o serviço da Air Europa é razoável para um voo econômico. Serviço de bordo OK, manta, travesseiro… Mas não havia sistema de entretenimento a bordo neste trecho que pegamos. Como saímos do Brasil por volta de dez da noite, acabou não fazendo muita diferença.

Voo Air Europa para Gran Canária

Lanchinho a bordo do voo da Air Europa

Descemos em Madrid e lá ficamos por cerca de três horas à espera da nossa conexão para Gran Canária, a primeira ilha que visitaríamos. O voo dura 2h50 e, apesar de ser considerado doméstico, também é num Airbus 330/220, um daqueles aviões enormes de voos internacionais.

O aeroporto de Gran Canária

O aeroporto de Gran Canária fica em Telde, cidade a cerca de 20 quilômetros de Las Palmas, considerada a capital da ilha. Maspalomas, que é o balneário mais popular e outro provável local de hospedagem na ilha, fica a 31 quilômetros. Há linhas de ônibus que passam pelo aeroporto e vão até lá. Para quem quiser mais conforto e exclusividade, táxis são muito fáceis de pegar o tempo todo. Este site da autarquia oficial de turismo de Gran Canária tem informações detalhadas sobre horários e itinerários dos ônibus que saem do aeroporto.

Como queríamos rodar bastante pela ilha, decidimos alugar um carro desde o desembarque. As grandes locadoras internacionais (Avis, Hertz, Localiza) têm guichês no aeroporto de Gran Canária. Mas, com as dicas que apuramos antes de viajar, escolhemos uma companhia local, a Cicar. Ela tem preços muito competitivos e com descontos progressivos: quanto mais dias você ficar com o carro, menor fica a diária.

Mas há ônus e bônus. Pagamos mais barato no aluguel do carro, mas tivemos que rodar num veículo ~customizado~, talvez para avisar que havia um motorista domingueiro a bordo.

Estrada em Gran Canária, Espanha

Nosso bólido ~discreto~ em Gran Canária

Dirigir nas Ilhas Canárias é incrível. As estradas são tapetes de asfalto novinho e bem cuidado. Além disso, a sinalização é impecável. No segundo dia, você já pega a manha das saídas e rotatórias.

Hospedagem e deslocamento

Escolhemos nos hospedar em Las Palmas de Gran Canária porque queríamos ter a estrutura da cidade e fugir da vibe turística de um balneário como Maspalomas. Percebemos logo uma grande obstáculo nesta opção: é muito difícil estacionar. Quanto mais perto do centro da cidade, menos vagas. E quase todas têm parquímetro. No entanto, alguns poucos quarteirões têm vagas gratuitas. Se o seu hotel ou apartamento do Airbnb não tiver garagem, provavelmente você terá alguns momentos de dor de cabeça.

Las Palmas de Gran Canária

Quiosque charmosinho no centro de Las Palmas. Foto: Leonardo Aquino

Nos três dias que passamos lá, Las Palmas se revelou pra nós como uma cidade aconchegante e encantadora. Tem um centro histórico charmoso, ótimos bares e restaurantes, uma bela orla e urbanidade na medida certa (pelo menos pra nós dois). A impressão que tivemos é que lá você não fica entediado por não ter o que fazer. E nem sufocado por males como o trânsito e o crescimento desordenado.

No próximo post, vamos listar algumas dicas do que fazer na ilha de Gran Canária. Onde comer, o que ver e visitar. Continue com a gente!