Uma metrópole pode oferecer a seus visitantes infinitos tipos de experiência. Quanto maior a cidade, mais facetas ela tem. Vida noturna ou passeios ao ar livre. Museus de renome internacional ou galerias conhecidas apenas pelos artistas locais. Restaurantes de franquia ou bistrôs familiares. Berlim é uma dessas cidades e cada ida até lá pode ter roteiros completamente distintos uns dos outros.

Estive na capital alemã em junho de 2015 e fiz um roteiro mesclado. Primeiro, listei locais nos quais já tinha interesse, como a Siegessaule, o Museu da Alemanha Oriental e a rota temática de David Bowie (sobre a qual escrevi neste post). Segundo, deixei um espaço para indicações de amigos e para descobertas aleatórias (que quase sempre são as melhores de uma viagem).

Resolvi compartilhar com vocês alguns desses achados que fiz. Assim, você que está planejando uma viagem a Berlim pode incluir essas dicas no seu roteiro. Pode confiar como se fosse um velho amigo!

 

Shiso Burger

Foto: awesomeberlin.net

Foto: awesomeberlin.net

É um lugar que mistura gloriosamente a culinária asiática e a cultura do hambúrguer. As receitas são todas autorais e contém algum detalhe oriental. Seja pelas folhas de shiso (uma planta parente da hortelã muito popular no Japão), pelo molho teriyaki ou pelo chili coreano.

Foi o lugar onde fiz minha primeira refeição em Berlim e garanto a vocês que a viagem não poderia ter um começo melhor. Escolhi o Chili Lemon Burger. Além dos ingredientes padrão de um sanduba (queijo cheddar, alface, tomate, picles, cebolas) e da maionese de limão e do chili que o batizam, ele tinha COENTRO. Sim, folhas de coentro no hambúrguer! Nunca imaginei que sairia do Recife para comer um sanduíche com coentro na Alemanha. Mas o resultado foi delicioso.

A emoção de ver um sanduba com COENTRO em Berlim foi tão grande que até tremi a foto

A emoção de ver um sanduba com COENTRO em Berlim foi tão grande que até tremi a foto

O menu completo do Shiso Burger pode ser conferido no site do restaurante. Todos os sandubas de carne são feitos com bife Angus, podendo-se fazer um upgrade para Wagyu (raça que produz o Kobe Beef) por 2,90 euros. Há opções vegetarianas como o Toad Burger (com cogumelos Portobello) e o Veggie Burger (com tofu e berinjela grelhada).

Um detalhe muito importante: leve dinheiro em espécie porque o Shiso não aceita cartões!

 

Endereço: Auguststr. 29c. 10119 Berlin Mitte
Site: http://en.shisoburger.de/
Facebook: https://www.facebook.com/ShisoBurger/

 

MacLaren’s Pub

It´s gonna be legen... wait for it... DARY!

It´s gonna be legen… wait for it… DARY!

Quem assistiu (ou ainda assiste) à série How I Met Your Mother, sabe que o epicentro de quase todos os episódios é o pub favorito dos protagonistas, o MacLaren´s. Quando fui a Nova York, em setembro de 2013, conheci o McGee´s, pub que inspirou a série e que tem várias fotos alusivas a ela nas paredes. Mas foi em Berlim que descobri uma réplica absolutamente fiel e com cinco estrelas na categoria “local temático”.

O MacLaren´s alemão não tem apenas o nome idêntico ao do pub da série. A fachada e o letreiro principal são iguais. No interior do bar, há vários itens que os fãs de HIMYM reconhecerão num piscar de olhos. A trombeta azul, a faixa com a palavra “Intervention” e o guarda-chuva amarelo estão lá (e alguns deles estão à venda).

img_0242

O cardápio também tem itens inspirados nas histórias da série. Os drinks e shots têm nomes como “Sex In Ted´s Room”, “Robin Sparkles” e “The Naked Man”. E os cinco tipos de hambúrgueres levam os nomes dos personagens principais. Awesome!

 

Endereço: Boxhagener Strasse 16. 10245 Berlin
Site: http://www.maclarens.de/
Facebook: https://www.facebook.com/maclarenspubberlin/

 

Tarantino’s Bar

tarantinos

Foto: Divulgação

Já que falamos em bar temático, este aqui é uma parada obrigatória para os fãs de cinema. O legado de Quentin Tarantino está em toda parte. Pôsteres nas paredes, filmes sendo exibidos num telão (não tão “ão” assim, afinal não é um cinema) e uma iluminação avermelhada à la Pulp Fiction. Apesar de ter happy hours com drinks a 5 euros de terça a quinta-feira (das 19h à meia-noite), é uma ótima pedida para um fim de noite. Sexta-feira é dia de DJs na casa, tornando o Tarantino´s uma das grandes indicações para a noite de Berlim. Dizem que o Tarantino em pessoa já esteve no bar que o homenageia, assim como atores habitués dos filmes dele, como Brad Pitt.

 

Endereço: Brunnenstr, 163. 10119 Berlin
Site: http://tarantinos-bar.de/

 

Museu de Instrumentos Musicais (Musikinstrumenten-Museum)

img_0074

Esta foi uma descoberta completamente aleatória. Andando por perto do Sony Center, na Potsdamer Platz, o letreiro deste museu me chamou a atenção, ainda que fosse discreto. Paguei os 6 euros da entrada e não me arrependi. O acervo de instrumentos musicais é impressionante. Há peças originárias do século 16 em diante. Muitos deles são restaurados pelo próprio museu. O acervo tem 3300 itens, mas apenas 800 estão em exibição. Imagine as relíquias que ainda estão sem condições de expor!

img_0062

Há instrumentos barrocos, precursores dos sintetizadores e um gigantesco órgão Wurlitzer. Ele foi construído em 1929 para fazer a trilha sonora ao vivo de filmes mudos no cinema. Tem mais de 1200 canos e ainda funciona perfeitamente. Uma performance ao vivo no órgão é feita ao final dos passeios guiados, realizados às quintas-feiras (18h) e sábados (11h).

O órgão Wurlitzer gigantesco

O órgão Wurlitzer gigantesco

Se você quiser explorar um pouco mais, há também uma biblioteca especializada em música. O museu faz parte do Fórum Cultural de Berlim, que fica localizado atrás do prédio da famosa Orquestra Filarmônica da cidade.

Endereço: Tiergartenstr, 1. 10785 Berlin
Site: http://www.mim-berlin.de/

 

Mustafa’s Gemüse Kebab

img_0193

Outra descoberta quase aleatória que fiz em Berlim. Estava andando com um casal de amigos em Kreuzberg, um bairro que é conhecido por abrigar a enorme colônia turca na cidade. Fizemos a associação imediata e tivemos a ideia de comer kebab. Procurando pelo Foursquare, encontrei a dica deste aqui e fomos andando atrás. Chegando perto, já vimos uma fila deste tamanho em frente a um quiosque na calçada.

A fila do kebab. Imagina se fosse de graça...

A fila do kebab. Imagina se fosse de graça…

Era um meio de tarde de uma sexta-feira. Ou seja: não deveria ser horário de pico. Então a fila deveria ser sinal de comida boa, e não de atendimento ruim. Banquei a escolha, apesar da enorme fome que sentíamos. Foram cerca de 45 minutos na fila e digo a vocês: a espera valeu cada volta dos ponteiros do relógio.

Quase uma hora depois, um kebab que nunca esqueci

Quase uma hora depois, um kebab que nunca esqueci

Pense num kebab delicioso! O pão tostadinho na medida e o recheio absurdamente bem temperado. E o melhor de tudo: super barato. De 2,90 a 3,90 euros, dependendo do tipo (döner ou durum). E, apesar da fila gigantesca, os kebabs saem bem rápido. Coisa de você esperar menos de 2 minutos quando chega a sua vez. Para nós, ficou a lição: tente saber muito bem a fila que você vai enfrentar.

 

Endereço: Mehringdamm 32, 10961 Berlin
Site: www.mustafas.de
Facebook: https://www.facebook.com/mustafasgemuesekebab/

 

Ständige Vertretung

Lá onde a coruja bebe

Lá onde a coruja bebe

Outro bar que descobrimos por acaso nesta viagem em junho de 2015. Éramos eu e mais quatro amigos que estávamos frustrados por não ter conseguido ingressos para a final da Champions League. Procuramos um bom lugar para assistir ao jogo e rodamos várias partes da cidade. Todos lotados. Até que encontramos este aqui que tinha uma mesinha disponível e suficiente para nós.

Por causa do nome difícil de pronunciar (para quem não fala alemão como eu) e da logomarca, informalmente batizei o local de “Bar da Coruja”. Aos poucos fui entendendo do que se tratava. É um bar regional, dedicado às tradições da Renânia, a região ocidental da Alemanha que fica junto ao rio Reno. Além das cervejas e das comidas típicas de lá (da cidade de Colônia, por exemplo), o bar oferece um bom mergulho na história política recente da Alemanha.

Antes de ser a premiê da Alemanha, Angela Merkel tomou umas por aqui. Foto: Divulgação

Antes de ser a premiê da Alemanha, Angela Merkel tomou umas por aqui. Foto: Divulgação

A tradução do nome do bar para o português é algo como “representação temporária”. Na época da Alemanha dividida, as repúblicas Oriental e Ocidental não tinham embaixadas do outro lado do muro. E sim as representações temporárias. A capital do lado comunista era Bonn, que fica na Renânia e fez com que essa região tivesse uma importância histórica muito grande no país. Fotos de políticos em visita ao bar decoram algumas paredes. E os donos sempre estão por lá. Um deles, Friedel Drautzburg, assistiu à final da Champions quase ao nosso lado.

Seu Fulano, impressionado com o Neymar

Seu Friedel, impressionado com o Neymar

Endereço: Schiffbauerdamm 8, 10117 Berlin
Site: http://www.staev.de/
Facebook: https://www.facebook.com/staevberlin